Na noite desta sexta-feira (27), o município de São José dos Cordeiros celebrou um marco histórico na área da saúde pública com a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que leva o nome de Maria da Guia de Brito da Silva. A nova estrutura representa um avanço significativo no atendimento de urgência e emergência, garantindo resposta mais rápida e eficaz a situações críticas, além de fortalecer a rede regional de saúde do Cariri paraibano.

Durante a solenidade, a vice-prefeita e secretária de Saúde, Rosângela, destacou a emoção e a gratidão por ver o projeto sair do papel.
“Hoje eu só tenho uma palavra no meu coração, e é gratidão. Quando Felício me convidou para ser secretária de Saúde e me pediu ajuda com o plano de governo, lá estava a proposta de conquistar o SAMU. Eu não sabia como conduzir, mas comecei a rabiscar, pedir sabedoria a Deus e buscar os caminhos. E conseguimos. Quando se sonha com o coração e com trabalho, a gente realiza”, afirmou.
A coordenadora da nova base do SAMU, Rafaela Trindade, também expressou entusiasmo com a conquista.
“Esse sonho era da população, mas eu abracei como meu. Não sou de Cordeiros, mas vim para somar. Já disse à minha equipe: cuidem da população de Cordeiros e de toda a região. Vamos fazer um belo trabalho”, declarou.

O prefeito Felício Queiroz destacou a importância da obra e o esforço da gestão para torná-la realidade.
“Estou muito orgulhoso de ser gestor de uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo. Quem passa por Cordeiros vê uma cidade bela. Eu nunca vou a Brasília sem trazer algo de lá. Esse benefício foi difícil, muito difícil, mas conseguimos. Hoje o nosso município dá mais um passo importante na saúde”, enfatizou.

O ex-prefeito Fernando Queiroz e atual secretário de Administração também marcou presença e lembrou o empenho do atual gestor.
“Acompanhei de perto as viagens de Felício a Brasília, o esforço, a dedicação. Essa base representa uma conquista para todo o Cariri. Cordeiros segue avançando com humildade, com trabalho e com os pés no chão.”
A implantação do SAMU em São José dos Cordeiros garante à população acesso direto a serviços essenciais de urgência, operados por equipes treinadas e preparadas para salvar vidas. A base também amplia a integração do município à rede estadual de atenção à saúde, promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população.
CARIRI IN FOCO
Com Cariri em Ação