Por

João Dantas

VII edição do CatoBike reúne cerca de 600 ciclistas na Comunidade São Domingos de Gusmão

Na manhã do último domingo (04/08), a comunidade de São Domingos de Gusmão realizou a sétima edição do CatoBike, um evento idealizado pelo padre João Jorge, em parceria com a equipe de ciclistas “Mala e Cuia”, liderada por Edivânio Jorge e o apoio da prefeitura municipal.

O CatoBike visa promover o ciclismo e incentivar estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, além de estimular a fé de pessoas simples que utilizam bicicletas para lazer e locomoção, simbolizando a saída do povo em missão na humildade e fraternidade, a exemplo de São Domingos.

A concentração dos ciclistas ocorreu no Ginásio de Esportes, seguida pela bênção do padre André Moraes em frente à igreja de São Domingos. A primeira parada dos ciclistas foi em frente à igreja de São Domingos, onde foram acolhidos pelas palavras do prefeito e do Padre André Moraes, que, próximo à imagem do santo padroeiro, concedeu-lhes a bênção e a aspersão com água benta para dar início ao percurso.

Cinco pontos de apoio foram instalados nos sítios que fazem parte da área pastoral: Picoite, Malhada do Meio, Melo, Pau-Ferro e Porteiras. Em Porteiras e São Domingos, houve churrasco para os participantes.

Todo o lucro do evento é destinado à igreja de São José. A cada ano, o CatoBike atrai participantes de diferentes idades, cidades e denominações religiosas, oferecendo uma oportunidade única de conhecer, celebrar amizades e apreciar as belezas naturais da trilha, cultivando assim o espírito de união e cooperação deixado por Cristo.

Sobre São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmão nasceu em 1170, em Caleruega, Espanha. Ele é conhecido por sua profunda fé e dedicação à pregação do Evangelho. Fundador da Ordem dos Pregadores, conhecidos como Dominicanos, Domingos desempenhou um papel crucial na revitalização davida cristã durante a Idade Média. Domingos nasceu em uma família nobre e recebeu uma educação religiosa sólida desde a infância. Estudou teologia na Universidade de Palência, onde se destacou por sua inteligência e piedade.

Em 1215, em resposta às heresias que ameaçavam a Igreja, fundou a Ordem dos Pregadores. Os Dominicanos se dedicavam à pregação itinerante, educação e estudo teológico. Domingos também é fortemente associado à promoção do Santo Rosário. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a ele e lhe ensinou a recitar e promover o Rosário como uma poderosa arma espiritual contra o pecado e a heresia.

Ele faleceu em 1221, em Bolonha, Itália, e foi canonizado em 1234 pelo Papa Gregório IX. Sua festa é celebrada em 8 de agosto.

Cariri In Foco
com Pascom São Domingos

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...