Por

João Dantas

TRE-PB aprova convocação de tropas federais para eleição em três cidades da Paraíba; confira

As cidades de Bayeux e Cabedelo e Fagundes vão receber o reforço de tropas federais nas eleições deste ano. A aprovação aconteceu na tarde desta sexta-feira, (16), durante sessão Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Agora o  processo será encaminhado para confirmação ou não do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre o caso.

De acordo com   pedido do TRE, o reforço da segurança com uso de tropas federais vai acontecer durante o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro.

Os pedidos de reforço foram feitos pelos juízes das seguintes zonas: 61ª, em Bayeux; e 57º, em Cabedelo. Ambos relataram perigo de insegurança durante o pleito, especialmente por conta da guerra de facções criminosas nas duas cidades. A relatoria de ambos os pedidos foi da desembargadora e presidente da Corte, Agamenilde Dias.

No voto, a desembargadora afirmou que embora o Governo do Estado tenha garantido a segurança e reforço de policiais nas eleições, é necessário garantir ainda mais a segurança para o pleito. “O conflito (de facções) tem gerado aumento da violência. [É um] fato com potencial de perturbar o livre exercício de voto do eleitor. A atuação do crime organizado tem se mostrado um desafio para as forças de segurança, em que pese a alegação do Estado”, afirmou a desembargadora.

O pedido de tropas federais em Fagundes foi feito pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral, que fica em Queimadas. A principal alegação foi de forte acirramento político entre as militâncias das três candidaturas. Ele também lembrou que houve confrontos físicos e agressões verbais em pleitos anteriores.

No voto, a desembargadora Agamenilde Dias entendeu que, mesmo o Estado informando que garante a segurança no município, há necessidade de reforço de segurança em Fagundes, representando uma solução viável para o correto seguimento do pleito.

Cariri In Foco
com G1

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...