A Secretaria de Assistência Social do município de Sumé, por intermédio do Departamento de Proteção à Mulher e da Diversidade Humana, foi um dos órgãos contemplados com a doação de um veículo pelo Ministério das Mulheres. O resultado preliminar foi divulgado no Diário Oficial da Unão (DOU) desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2026, por meio do Edital nº 1/2026, que selecionou secretarias e organismos de políticas para mulheres em todo o país.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Manezinho Lourenço, que tem fortalecido a política de assistência social no município, com atenção especial à proteção dos direitos das mulheres e à ampliação da estrutura dos serviços oferecidos à população.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Elidiene Batista, a conquista representa um avanço importante para a estruturação das políticas públicas voltadas às mulheres no município. “Esse veículo será fundamental para ampliar o atendimento, garantir mais agilidade no deslocamento das equipes e fortalecer as ações de proteção, acolhimento e promoção dos direitos das mulheres em Sumé”, afirmou.
O município de Sumé aparece na lista de selecionados na 151ª posição, com 14 pontos, representado pela Divisão de Proteção à Mulher e da Diversidade Humana, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
O edital, publicado originalmente em outubro de 2025, visa fortalecer a estrutura dos órgãos municipais que atuam na defesa dos direitos das mulheres, por meio da doação de veículos. A seleção considerou critérios como a existência e o tipo de estrutura dedicada às políticas para mulheres, além de aspectos de vulnerabilidade social e territorial.
A Secretaria de Assistência Social e o Departamento da Mulher de Sumé seguirão as orientações do Ministério das Mulheres para a finalização do processo de transferência do veículo, que deverá ser utilizado exclusivamente em ações relacionadas à política para mulheres.
Contexto nacional:
No total, foram 290 municípios selecionados em todo o Brasil, com destaque para estados como Maranhão, Ceará e Paraíba. Outros 33 municípios foram desclassificados por não cumprirem todos os requisitos do edital.
CARIRI IN FOCO
Com Ascom

