Na manhã de ontem (16/10), o município de Soledade foi sede da Audiência Pública do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública (UNISEG), realizada no Centro de Capacitação e Formação Agripino Neto.
O encontro teve como principal objetivo debater e construir soluções conjuntas para o fortalecimento da segurança pública na região, por meio da integração entre municípios e instituições estaduais e federais.
A programação contou com a palestra do professor Armando Nascimento, pesquisador do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade da UFPE, que abordou o tema “O Papel dos Municípios e dos Consórcios Públicos na Governança Integrada da Segurança: Fortalecendo o SUSP e a Implementação da PEC 18/2025”. O momento também contou com a participação remota da Tenente da Brigada Militar, Ana Paula Pinto, representante do Ministério da Justiça, que falou sobre as políticas nacionais de integração e os programas de apoio e incentivos federais voltados à segurança pública municipal.
Durante a audiência, foi realizada a assinatura de um acordo de cooperação, reforçando o compromisso conjunto dos municípios consorciados com o aprimoramento das ações de segurança pública.
O evento reuniu importantes autoridades, entre elas o presidente do UNISEG e prefeito de Soledade, Miranda Neto, o secretário Executivo do consórcio, Geraldo Moura Ramos, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social e chefe de Gabinete, João Trigueiro, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Ivo. Também estiveram presentes o delegado da 23ª Seccional, Renato Leite, o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, major Antônio Firmino, o subcomandante da Polícia Municipal de Soledade, Milton Souza, e o diretor da Cadeia Pública de Soledade, Arthur Marinho.
Entre as representações políticas, participaram o presidente da FAMUP, George Coelho, a prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, o prefeito de Natuba, José Lins, o prefeito de Itabaiana, Cláudio Neto, além dos vereadores de Soledade Leno Garcia, Joelb Martins e Jane Guimarães, e demais autoridades.
Com PMS/ASCOM