Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando, por meio do Programa Vacina Mais Paraíba, qualificações na Técnica de Aplicação das Vacinas BCG e Hepatite B, que compõem o calendário vacinal dos recém-nascidos. A ação visa capacitar os profissionais da enfermagem que atuam nas salas de vacinas das maternidades e Atenção Básica com o intuito de melhorar o atendimento e garantir maior segurança no manejo das vacinas em todo o estado.
Os municípios do Cariri que já receberam a capacitação são: Soledade, Caraúbas, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Monteiro e Congo.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Fernandes, o processo de atualização dos profissionais vem ocorrendo durante todo o ano e, até o momento, 74 municípios paraibanos já receberam o treinamento. “Essas capacitações estão entre as ações desenvolvidas com o objetivo de proporcionar aos profissionais que atuam nas salas de vacina das maternidades e Atenção Básica o conhecimento e técnicas necessárias para aperfeiçoar o manejo das vacinas para termos uma rede mais qualificada e, consequentemente, melhorar a qualidade da vacinação nos nossos municípios”, explicou.
No treinamento, são abordados os protocolos e especificidades das vacinas BCG e hepatite B, na aula teórica; e em seguida, os profissionais passam pela aula prática supervisionada, na qual são aplicados os conhecimentos diretamente no cuidado que os recém-nascidos recebem nas primeiras 12 horas de vida, quando são aplicadas as vacinas.
“Todo o recém-nascido recebe a vacina BCG nas primeiras horas de vida, pois ela protege a criança contra a tuberculose. Esta é a única vacina do calendário infantil que é aplicada por meio da via de aplicação intradérmica, que é aquela que deixa a marquinha no braço. Isso ocorre porque, assim que é aplicada, começa a se desenvolver no corpo uma série de reações para a proteção da doença. Ocorre uma espécie de disputa entre os anticorpos já presentes no organismo e os componentes da vacina, o que leva ao surgimento dessa “ferida” no local da aplicação. Por isso é extremamente importante termos profissionais qualificados nesse manejo”, frisou Márcia Fernandes.
O Programa Vacina Mais Paraíba atua no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações, para o fortalecimento da operacionabilidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação, fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal; e, sistemas de informação, aprimorando o fluxo de registro, análise e monitoramento dos dados vacinais.
CARIRI IN FOCO