O prefeito de Taperoá, George Farias, se pronunciou neste sábado após a repercussão da reportagem publicada pelo Blog do Bruno Lira sobre as críticas à situação da Casa-Museu Ariano Suassuna.
A polêmica começou depois que dois representantes de uma agência de viagens visitaram o espaço e relataram falta de manutenção no imóvel, cobrando uma atuação do poder público municipal para preservar um dos principais patrimônios culturais da cidade.
Na reportagem, o primo de Ariano Suassuna, Dantinhas, afirmou que a família tem mantido a casa dentro das suas possibilidades e declarou que, há quatro anos, a Prefeitura não realiza nenhuma ação de apoio ao local.
Em resposta, Jorge Farias contestou a afirmação. Segundo o prefeito, a declaração “não corresponde aos fatos” e não reflete a realidade das ações realizadas pelo município.
De acordo com o gestor, sempre que a família ou os responsáveis pelo espaço procuraram a Prefeitura, dentro das possibilidades legais, houve atendimento.
george Farias ressaltou ainda que a Casa-Museu é uma propriedade particular e que a Prefeitura não pode aplicar recursos públicos de forma permanente no imóvel sem os instrumentos jurídicos previstos em lei, como um termo de cooperação.
O prefeito também afirmou que a administração municipal permanece aberta ao diálogo para construir soluções que garantam a preservação do patrimônio cultural de Taperoá e defendeu que a valorização da história e do turismo deve ser fruto de uma atuação conjunta entre poder público, proprietários e sociedade.
CARIRI IN FOCO
Com Blog do Bruno Lira








