• Cariri in Foco

Citado por Bolsonaro, é falso que relatórios do Reino Unido relacionam vacina à Aids


É falsa a informação que circula pelas redes sociais que aponta que relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que as pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19 têm desenvolvido a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A fake news ganhou mais força ao ser reproduzida pelo presidente Jair Bolsonaro, em uma de suas lives nas redes sociais.

Diversas agências de checagem como Aos Fatos, G1 e AFP investigaram a informação e desmentiram a veracidade dela. A mensagem falsa diz: “Uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto”. Ela foi colocada em um site consipiracionista, que publica textos dizendo que as vacinas rastreiam os vacinados e que milhões de pessoas morreram com as vacinas.

Ao G1, o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, que afirmou que a publicação é de um site que propaga “fake news” e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira. Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, também afirma que “as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids”. “A Aids é causada pelo HIV.”

À AFP, o professor de imunopatologia Michel Moutschen, afirmou que “As vacinas não têm impacto na imunidade natural”. Além disso, a imunidade adquirida complementa a inata. “Não há como a vacinação enfraquecer o sistema imunológico”, concordou o imunologista Srđa Janković.

AFP Checamos @AfpChecamos· 23 de out de 2021 Usuários nas redes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, afirmam que relatórios do Reino Unido revelaram que imunizados contra #COVID19 estão desenvolvendo AIDS. Mas é falso. Os estudos não concluem isso, confirmaram as autoridades britânicas e especialistas à #AFP

AFP Checamos @AfpChecamos· 23 de out de 2021 Usuários nas redes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, afirmam que relatórios do Reino Unido revelaram que imunizados contra #COVID19 estão desenvolvendo AIDS. Mas é falso. Os estudos não concluem isso, confirmaram as autoridades britânicas e especialistas à #AFP G1

7 visualizações0 comentário