Por

João Dantas

Lula decide não sancionar aumento do número de deputados federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo e não vai sancionar o projeto de lei complementar aprovado em junho pelo Congresso que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais. A informação foi confirmada pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, com quatro ministros que despacham regularmente com o presidente no Palácio do Planalto.

Desde o início da tramitação da proposta no Congresso, a tendência de Lula já era contrária ao aumento. Ainda assim, alguns auxiliares chegaram a defender a sanção como uma forma de distensionar o relacionamento do Planalto com o Legislativo. No entanto, após reuniões no fim de semana, o presidente consolidou sua decisão, não vai endossar o projeto.

Agora, Lula avalia dois caminhos, vetar a proposta, ou simplesmente não sancioná-la, deixando que o Congresso a promulgue por conta própria. A inclinação do presidente, segundo relatos, é pelo veto, o que sinalizaria um gesto de forte respaldo popular. Pesquisa Datafolha mostrou que 76% dos brasileiros são contrários ao aumento no número de parlamentares.

Caso Lula opte pelo veto, caberá ao Congresso tentar derrubá-lo, o que pode gerar novo desgaste entre os parlamentares, já em meio a um ambiente de cobranças e tensões políticas

CARIRI IN FOCO

Com Poder em Debate

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...