“Uma das mais reconhecidas ONGs da área de educação do Brasil, o Instituto Brasil Solidário, promove semana de oficinas práticas em Cabaceiras (PB), de 14 a 16/5. A proposta celebra uma parceria de 15 anos com o município, levando além das formações, uma intervenção de arte, pintura e construção de espaços literários”
Fortalecendo a longa parceria de mais de uma década com o município de Cabaceiras, que já resultou em projetos de incentivo à leitura e meio ambiente que se tornaram Lei Municipal, o Instituto Brasil Solidário, retorna a “Roliúde Nordestina”, levando sua jornada de oficinas práticas presenciais do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio, na Escola Municipal Abdias Aires de Queiroz, com ações gratuitas e inclusivas de arte e cultura para alunos e educadores da rede pública de ensino do município.
Impacto no desenvolvimento integral dos alunos, estímulo à criatividade e expressão, fomento à autoconfiança e autoestima, inclusão e diversidade são apenas algumas das habilidades desenvolvidas. O IBS, através do seu método formativo, já impactou 1.4 milhão de alunos em todo o Brasil. Só na Paraíba já são 88 municípios atendidos, representando o segundo Estado com maior alcance dos projetos IBS.
Por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, Cabaceiras recebe uma programação intensa envolvendo desde formações em Teatro, Desenho e Pintura, Música, Oficinas Criativas, Fotografia, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário e doação de acervo de 1000 livros para o município, junto a entrega de um kit para as ações de leitura com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. Para a proposta de educomunicação, a escola receberá 3 câmeras fotográficas com foco na continuidade das atividades com os alunos.
A proposta chega ao município contando com recursos incentivados pela Lei Rouanet, além da parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, John Deere, Instituto Ultra, Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, BTG Pactual, Newave Energia, Echoenergia, Grupo Equatorial, Palmeirinha Ação Social, Sotreq, Veirano Advogados, Instituto XP, Nu Bank, Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e Bayer, além da doação de pessoas físicas.
No último dia das oficinas, acontecem as apresentações de música, teatro, artes visuais, teatro de bonecos, oficinas criativas, leitura e fotografia promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, de forma gratuita, inclusiva e acessível para educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do Município.
“A expectativa é grande, é a realização de um sonho retornar com as oficinas práticas em Cabaceiras, após 15 anos depois de parceria e constatar o impacto que deixamos por ali. Temos histórias emocionantes de jovens que ingressaram na educação a partir das oficinas do IBS, alunos que se tornaram empreendedores, e isso é muito gratificante. São 24 anos do IBS e seguimos olhando para o Brasil e suas peculiaridades regionais, encontrando as antigas gerações, acolhendo as novas e trazendo novas propostas e mais saberes. Um projeto maduro que transforma vidas e faz com que a gente acredite que a educação é o caminho para melhorar o Brasil”, destaca Luis Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário.
ASCOM