Na noite da última quarta-feira (26), ocorreu o encerramento das festividades do III Festival da Renda Renascença, em São João do Tigre, no Cariri. O evento vem se consolidando no calendário artístico e cultural da região, contando com um público expressivo nos três dias de festa.
Além dos shows em praça pública, o festival contou com apresentações de mulheres exibindo a Renda Renascença produzida pelas rendeiras da cidade. Ainda houve a apresentação da quadrilha junina Xodó do Cariri.
Durante a noite, o encerramento do Festival contou com shows em praça pública das bandas Magníficos, Matheus Felipe e Adriano Silva.
Em entrevista ao Cariri em Ação, o prefeito Márcio Leite comemorou o sucesso dos três dias de evento, ressaltando a importância econômica do festival para São João do Tigre.
“Estamos muito felizes com o resultado do III Festival da Renda Renascença. Este evento não só valoriza a nossa cultura e as habilidades artesanais das rendeiras locais, mas também movimenta a economia da nossa cidade, atraindo visitantes e fortalecendo o comércio local,” afirmou o prefeito.
Confira as mulheres que apresentaram as peças:
Sara Jatobá: de São João do Tigre, desfilou com um vestido de renda renascença feito pela rendeira Maria das Dores, também de São João do Tigre.
Yalle Jayne: de São João do Tigre, apresentou uma blusa, bolsa e brincos, todos em renda renascença, confeccionados pela rendeira Zeza do Quati.
Júlia: de São João do Tigre, exibiu uma peça da ASSOARTE, acompanhada de um encharpe com o mapa do Brasil em renda renascença.
Andressa Medeiros: vestiu um vestido todo em renda renascença, feito pela rendeira Dona Biu do distrito de Cacimbinha.
Clara Tutu: de São João do Tigre, desfilou com uma blusa toda em renda renascença feita pelas rendeiras da ASSOARTE.
Heloar Cristina: do distrito de Santa Maria, apresentou uma blusa toda em renda renascença feita pela rendeira Zeza do Quati.
Ana Laura: do Quati, vestiu um vestido todo em renda renascença da rendeira Leninha de Calixto, também do Quati.
Nicole Farias: do Quati, exibiu um vestido todo em renda renascença feito por Maria das Dores, de São João do Tigre.
Clarisse: de São João do Tigre, desfilou com uma blusa toda em renda renascença e um cachecol de renda, ambos feitos pelas rendeiras da ASSOARTE.
Yasmim Leane: de São João do Tigre, vestiu um vestido tomara que caia confeccionado pela rendeira Deija do distrito de Santa Maria.