Informações do gravador de voz do avião da Voepass, que caiu com 62 pessoas a bordo foram divulgadas na noite de ontem (14). O material é a transcrição de conversas entre o piloto e o copiloto analisadas por peritos.
O Jornal Nacional, da TV Globo, teve acesso a esse material, que indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina, mas não revela uma causa aparente para a queda.
Sendo assim quando ocorrido o incidente, o copiloto tentou aumentar a potência para estabilizar a aeronave, mas sem sucesso. Em cerca de 1 minuto, o avião colidiu com o solo, encerrando a gravação com gritos da tripulação.
Os investigadores não identificaram sons de alertas como fogo ou falha elétrica, e a formação de gelo nas asas, uma possível causa sugerida, ainda está sob análise. O relatório preliminar sobre o acidente deve ser concluído em 30 dias.
Entre a constatação da perda de altitude e o impacto, passaram-se aproximadamente um minuto. Durante esse tempo, a gravação mostra os esforços da tripulação para reagir. O áudio termina de forma dramática, com gritos e o estrondo do avião se chocando contra o solo.
Apesar das dificuldades na decifrar os diálogos devido ao barulho das hélices próximas à cabine, os investigadores do Cenipa não identificaram alertas característicos de falhas, como fogo, falha elétrica ou pane no motor.
A causa exata do acidente ainda permanece em investigação, dependendo da análise combinada de todas as informações coletadas das caixas-pretas, são duas. O relatório preliminar sobre o acidente está previsto para ser concluído em 30 dias. Até lá, os investigadores esperam esclarecer o contexto da tragédia, que ainda é considerado nebuloso.
Assista a matéria: