Por

João Dantas

Estiagem prolongada faz Paraíba ser o estado com mais açudes com baixo volume no Nordeste

A Paraíba concentra o maior número de açudes com baixo volume de água em todo o Nordeste, segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (15), indica que 1 em cada 4 reservatórios nordestinos opera com menos de 20% da capacidade total.

O estado apresenta 38 açudes em situação crítica, com menos de 10% do volume, e 17 em estado de atenção, entre 10% e 20%. A estiagem prolongada, registrada desde fevereiro, é apontada como principal causa da redução.

A técnica em recursos hídricos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Jana Yres, destacou que a situação se concentra principalmente no centro e no Sertão.

“Eles estão localizados mais na parte central, alguns na região do Sertão, e em razão do período seco isso já era de se esperar. Estamos com 38 reservatórios em situação crítica, 17 em estado de atenção e realizamos monitoramento diário para acompanhar esses percentuais”, disse.

Segundo a Aesa, o acompanhamento dos volumes segue sendo feito diariamente para orientar as ações de gestão hídrica no estado.

CARIRI IN FOCO

Com Jornal da Paraíba

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...