Por

João Dantas

Em Sumé, diretores escolares e coordenadores participam de formação com profissionais do Programa Educar Pra Valer

Diretores e coordenadores escolares da rede pública de ensino de Sumé participaram na última sexta-feira (1°), de uma formação com a equipe técnica do Programa “Educar Pra Valer”, no Centro de Formação de Professores, em Sumé. Também estiveram presentes profissionais dos município de Amparo e Congo.

A Educação de Sumé aderiu ao Programa, para atuar junto ao município com foco na aprendizagem dos estudantes até o 5° ano, por meio do desenvolvimento da gestão municipal, assessoria técnica, formação de gestores, professores e acompanhamento de indicadores. A consultoria é formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na rede de escolas municipais e na gestão da educação em diversos estados.

O Educar Pra Valer tem o objetivo também de contribuir para o aumento dos índices de aprendizagem dos alunos, especialmente em língua portuguesa e matemática, e para a redução das desigualdades educacionais.

A formação de sexta-feira contou com a consultora, Fernanda Moura, que trabalhou sobre o papel dos gestores e coordenadores escolares nas escolas e da troca de experiências com estes profissionais.  “A gestão escolar precisa conhecer os processos, a rotina em sala de aula, as avaliações, estruturar o trabalho dentro da escola. O gestor escolar faz parte do aprendizado da criança também”, disse Fernanda. 

A secretária da Educação de Sumé, Denise Batista, acrescentou que com a formação dada, o objetivo é capacitar cada vez mais os diretores e coordenadores para que realizem o melhor desempenho nas escolas, com foco principal na aprendizagem dos alunos.

Quanto ao acompanhamento do programa na rede municipal, Denise explicou como se dá o monitoramento e o reflexo nos resultados. “Primeiro a gente realiza a avaliação, analisa os resultados e a partir deles, a gente busca as estratégias de como fazer uma intervenção mais assertiva em sala de aula”, declarou.

“A médio prazo, a gente estabelece metas para o ano inteiro em cada avaliação realizada. Com isso, vamos investindo nas audições de leitura, nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, principalmente naquelas em que os alunos apresentaram baixo desempenho, então a partir daí, nós vamos fortalecendo com aulões, simulados e bizuradas. O foco é no aprendizado do aluno, quando ele aprende, ele está preparado para qualquer avaliação”, pontou a secretária Denise Batista.

Sobre a parceria do Programa com o município de Sumé, a consultora Hortênsia Dias, relatou o envolvimento da gestão em melhorar os processos da Educação. “O governo municipal organiza toda a logística para receber esses momentos formativos. Estamos vendo uma organização que está chegando na rede de ensino de Sumé que contribui para os avanços”, disse.

A secretária Denise ressaltou o comprometimento do prefeito Manezinho com o fortalecimento da Educação de Sumé. “A gente recebe todo o suporte do prefeito para as práticas e melhorias que precisam ser implantadas na pasta. O prefeito tem acompanhado de perto esse trabalho com a gente, é objetivo dele também melhorar cada vez mais o índice de aprendizado das crianças do nosso município”, destacou Denise.

CARIRI IN FOCO

Com Ascom PMS

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...