Nesta quinta-feira, 08 de agosto, a comunidade de São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Cariri, celebrou com grande fervor o dia do seu padroeiro, São Domingos de Gusmão. A programação do dia foi repleta de atividades religiosas e culturais, reunindo os fiéis desde as primeiras horas da manhã até a noite.
O dia começou às 6h da manhã com o Ofício Divino na Igreja de São Domingos. Logo em seguida, o Padre Jerffeson Adelino, filho da terra e atual pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo, na Diocese de Caruaru (PE), presidiu a Santa Missa Solene em honra ao padroeiro. A celebração atraiu um grande número de fiéis e devotos, que participaram com devoção. Ao final da missa, o Padre Jerffeson expôs o Santíssimo Sacramento e conduziu uma breve adoração.
Durante a homilia, o padre destacou o exemplo de São Domingos na luta contra as heresias do seu tempo, relacionando com os desafios enfrentados no mundo atual. Ele também expressou sua alegria em celebrar pela terceira vez em sua comunidade natal, após sete anos. Padre Jerffeson lembrou aos presentes que foi batizado na mesma igreja onde celebrou a missa e convidou todos a participar das atividades que se estenderão até o encerramento da festa, no domingo, 11 de agosto.
Ao meio-dia, o som dos sinos da Igreja de São José ressoou pela cidade, marcando um dos momentos mais esperados do dia: o céu de São Domingos do Cariri se encheu de fotos e girândolas em honra ao padroeiro. Famílias de toda a cidade, tanto da zona rural quanto urbana, se uniram para soltar fogos em celebração.
A programação da tarde foi marcada por vigílias realizadas pelos diversos grupos e pastorais da comunidade, que se revezaram em momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. Entre os grupos que participaram estavam o Terço das Crianças, Batismo, Catequese, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Pastoral da Juventude, Crisma, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Liturgia, ECC, EJC, Coroinhas, Ministros. Às 15h, foi meditado o Terço da Divina Misericórdia.
Às 18h, o Padre André da Silva, pároco da comunidade, conduziu a bênção do Santíssimo Sacramento. Logo depois, às 19h, teve início a terceira noite da novena em honra a São Domingos de Gusmão.
A Santa Missa das 19h30 foi presidida pelo Padre Luciano Guedes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e pároco da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, com a concelebração do Padre André da Silva. A celebração reuniu fiéis de diversas comunidades do setor São Domingos, que participaram com grande devoção.
A noite foi dedicada aos devotos de São Domingos, filhos ausentes, padrinhos e madrinhas da reforma, famílias, pastorais, grupos e movimentos da comunidade.
Na homilia, o Padre Luciano destacou a passagem do Evangelho de Mateus, onde Jesus pergunta aos discípulos quem eles dizem que Ele é. Pedro, inspirado por Deus, reconhece Jesus como o “Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus, então, afirma que sobre Pedro, a “pedra”, edificará sua Igreja. No entanto, quando Jesus fala de sua futura paixão e morte, Pedro tenta dissuadi-lo, e Jesus o repreende, mostrando que Pedro estava pensando como os homens, e não segundo Deus. O Padre Luciano ressaltou a importância de reconhecer Jesus como o Messias e de aceitar o caminho da cruz, confiando nos planos divinos mesmo diante das dificuldades.
Em seus agradecimentos, ele mencionou a felicidade que era para ele estar celebrando a festa de São Domingos, justamente no dia do santo, e desejou a todas as famílias uma abençoada celebração. Padre Luciano destacou a importância de momentos como esse para fortalecer a fé e a união da comunidade, e expressou sua gratidão pela oportunidade de estar junto aos fiéis nesta ocasião tão especial. Ele também fez um convite caloroso para que todos continuem participando das celebrações nas noites seguintes, reforçando que a presença de cada um é essencial para a vivência plena da festa em honra ao padroeiro. Que este tempo de festividade seja marcado pela paz, pela fé renovada, e por muitas bênçãos para todas as famílias da comunidade.
Após a missa, a festa continuou com uma animada quermesse, onde foram servidas comidas típicas da região caririzeira. Além disso, artigos religiosos foram vendidos, juntamente com o rifão do padroeiro. A noite foi coroada com uma apresentação cultural do grupo de ballet da comunidade.
A programação religiosa e cultural da festa de São Domingos de Gusmão continua nesta sexta-feira, 09 de agosto, com atividades dedicadas aos profissionais da educação e da saúde, CRAS, Conselho Tutelar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Confira a programação:
Sexta-feira, 09 de agosto – 4º dia
• 06h: Ofício Divino;
• 08h: Visita e comunhão aos enfermos;
• 19h: Novena de São Domingos de Gusmão;
• 19h30: Celebração Eucarística, presidida pelo Frei José Fernandes, OP (Frade Dominicano) de Goiânia – GO;
• Após a missa: Apresentação cultural do Grupo de Violões Estella Rietveld
A comunidade de São Domingos de Gusmão convida a todos a participarem dos próximos dias de celebração, que culminarão no encerramento das festividades no domingo, 11 de agosto.