Por

João Dantas

Alerta: “Posso pensar em renunciar, mas não agora”, afirma papa Francisco

A porta (à renúncia) está aberta, é uma opção normal”, disse.

 

O papa Francisco, de 85 anos, disse que a renúncia à chefia da Igreja Católica é uma opção e que, talvez, um dia possa repensar em suas atividades como papa. Entretanto, deixou claro que pretende prosseguir no exercício da vocação. A fala foi feita ao final de uma viagem ao Canadá, na qual Francisco pediu desculpas aos indígenas pelo papel desenvolvido pela igreja em antigas escolas, as quais, a função era assimilar povos originários e destruir suas culturas e idiomas nativos.

 

“A porta (à renúncia) está aberta – é uma opção normal. Mas até hoje eu não bati nessa porta. Não senti a necessidade de pensar nessa possibilidade. O que não quer dizer que daqui a dois dias eu não possa começar a pensar a respeito”, afirmou o papa.

 

Francisco disse ainda que será guiado por Deus, caso a renúncia seja uma opção um dia. “Não é uma catástrofe mudar de papa, não é um tabu”, disse. Há alguns meses, ele teve um problema no joelho, o qual dificultou sua mobilidade. Assim, em viagem pelo Canadá, Francisco passou boa parte em uma cadeira de rodas. “Esta viagem foi intensa. Não acho que eu consiga continuar a viajar com o mesmo ritmo que antes, na minha idade, com as limitações deste joelho”, comentou.

 

O papa afirmou ainda que pretende visitar a Ucrânia, mas antes vai se aconselhar com seus médicos.

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...