A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (25), um mandado de busca e apreensão em Campina Grande, na Paraíba, contra um investigado por fraudes contra a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal. A ação faz parte da Operação Cópia Viva, que apura a atuação de um grupo criminoso especializado em criar identidades falsas para acessar benefícios e realizar saques bancários de forma ilegal.
De acordo com a PF, o esquema utiliza “laranjas” munidos de documentos falsificados para realizar o cadastramento biométrico na Caixa, se passando por correntistas legítimos. Com isso, os criminosos conseguem efetuar saques indevidos. Essas mesmas pessoas também são usadas para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS e realizar autenticações em cartórios de Campina Grande, com o objetivo de dar aparência legal às fraudes.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e uso de identidade falsa. Somadas, as penas podem ultrapassar 10 anos de prisão. O nome da operação, Cópia Viva, faz referência à estratégia do grupo de recriar identidades com base em dados reais, possibilitando fraudes em instituições públicas e financeiras.
CARIRI IN FOCO
Com Blog do Márcio Rangel